Uma pesquisa da Liebig University da Alemanha, comparou os resultados de pastas de dente convencionais e de pastas de dente antierosão, para comprovar as diferenças em relação às propriedades de proteção contra erosão e de prevenção da abrasão.
A pesquisa foi realizada a partir de dois experimentos: no primeiro momento, as amostras foram desmineralizadas, expostas a soluções de dentifrícios e armazenadas intermitentemente em uma solução salina. Já na segunda etapa, as amostras foram escovadas adicionalmente por 15 segundos, durante o período de imersão na solução. Foram usados oito produtos convencionais de dentifrícios NaF, quatro formulações divulgadas como antierosivas, dois dentifrícios sem F e dois produtos contendo Sn.
Como resultado, foi constatado que os dentifrícios convencionais com NaF reduziram a perda tecidual erosiva, mas tiveram pouca eficácia na prevenção de abrasão por escovação. “As formulações especiais não foram superiores ou foram menos eficazes”, dizem os pesquisadores.
Fonte: Agência Notisa