Um estudo realizado por pesquisadores da Nanjing University Medical School, na China, mostrou que retalhos laterais do braço ou do músculo tríceps podem ser usados na reconstrução da parte da língua, excisada para tirar um tumor causado por um carcionoma. Isso é possível pois o suprimento sanguíneo é confiável, a espessura é apropriada, o procedimento cirúrgico é de fácil execução e apresenta poucas complicações.
Os pacientes envolvidos na pesquisa eram todos homens, com média de 59 anos. Após terem sofrido a excisão do tumor, alguns dos voluntários continham apenas metade da língua, enquanto outros tinham apenas um terço deste órgão. Os retalhos utilizados foram logo suturados e sobreviveram após a cirurgia. No fim, a língua dos participantes tinha boa aparência e movimentação e a voz dos pacientes estava clara, sem disfagia.
Após seis meses de acompanhamento, segundo os autores, não houve nenhuma recorrência. Os participantes relataram apenas dormência no sítio doador, mas sem prejuízo na função do cotovelo.
Fonte: Agência Notisa