Cientistas da Universidade de Newcastle, da Grã-Bretanha, desenvolveram um estudo que apontou uma melhora na resistência de dentes após o uso de enzimas de microrganismos presentes em algas marinhas a cremes dentais e a enxaguantes bucais. No estudo, o Bacillus licheniformis foi apontado como capaz de proteger áreas onde ocorre o acúmulo de placas bacterianas nos dentes, através de suas enzimas que conseguem dissolver formações destas placas.
Nick Jakubovics, doutor do departamento de ciências dentais da universidade, explicou sobre a origem das placas que se formam nos dentes, compostas por bactérias que se juntam para “colonizar” determinada área e expulsar potenciais “concorrentes”.
“Cremes dentais tradicionais funcionam porque removem as placas, mas não com tanta eficácia. Por isso pessoas que mantêm um estrita higiene bucal ainda apresentam problemas”, analisa o doutor.
As placas são formadas por diferentes tipos de bactérias que, quando morrem, deixam um líquido responsável pela formação de um filme que se cola ao dente. De acordo com Jakubovics, as enzimas citadas no estudo não removeriam completamente estas formações, mas eliminariam bactérias nocivas, que causam a queda dos dentes. Ele alerta, porém, que mais estudos são necessários para comprovar a segurança e a eficácia da técnica antes que ela seja avaliada comercialmente.
Leia mais em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,enzima-de-algas-marinhas-fortalecem-os-dentes-aponta-estudo,895578,0.htm
Fonte: BBC Brasil.