Resultado do esforço e pesquisa de professores UEA (Universidade do Estado do Amazonas), USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) de novembro de 2010 a maio de 2013, um invento portátil, barato, de simples uso e de baixo custo foi criado com a capacidade de oferecer um diagnóstico em poucos minutos na área de Patologia Bucal.
“O novo dispositivo não necessita de equipamento e profissional especializado para interpretação dos dados, diferente das técnicas atuais que duram horas ou até dias para obtenção de resultado, com necessidade de laboratório treinado, com equipamento e profissional qualificado para diagnóstico”, explica a pesquisadora da UEA, professora Michella Lima.
Apesar de representar um grande avanço no diagnóstico da doença, o advento ainda está em processo de análise de patenteabilidade na Agência Inova da Unicamp. Entretanto, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) destinou um financiamento no valor de R$ 61 mil para o invento, que tem o custo do produto final no valor de R$3,56 por teste.
Leia mais em: www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=20925
Fonte: Agência de Notícias da Aids