Ir ao dentista regularmente é fundamental para uma boa saúde bucal. Mas algumas pessoas tem resistência a certos procedimentos feitos em centros odontológicos, como por exemplo a anestesia. Pensando nisso, pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram uma substância anestésica, em forma de gel ou creme, para ser utilizada no lugar das temidas injeções anestésicas.
A bioquímica Eneida de Paula, coordenadora da pesquisa, explicou que a intenção não foi produzir novas moléculas anestésicas, pois exigiria pelo menos 10 anos de desenvolvimento e testes clínicos, mas ampliar a eficácia dos sais anestésicos disponíveis no mercado, ao encapsulá-los dentro de carreadores ou nanopartículas capazes de levar os princípios ativos ao lugar desejado e liberá-los de forma controlada.
A associação entre carreadores e anestésicos poderia, teoricamente, aumentar o tempo de anestesia, exigir uma concentração menor de princípio ativo e diminuir o risco de o composto entrar na corrente sanguínea e se espalhar pelo corpo de forma nociva.
Leia mais em: exame.abril.com.br/ciencia/noticias/pesquisa-busca-da-anestesia-odontologica-sem-injecao
Fonte: Revista Exame