Uma consulta regular com o dentista pode revelar muito mais do que uma placa nos dentes ou um canal que precisa ser feito. Diversas doenças podem ser descobertas a partir do atendimento odontológico, o que pode auxiliar no tratamento, já que um diagnóstico precoce auxilia no combate destes problemas.
Porém, infelizmente, o check-up odontológico é uma prática pouco comum no país. Pesquisa publicada pela Revista de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), mostra que apenas 16,47% das crianças vão ao dentista pela primeira vez para fazer um exame de rotina. Dados da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) são ainda mais preocupantes e apontam que mais de 27 milhões de brasileiros nunca passaram por uma consulta com esses profissionais. Mesmo com o Brasil detendo cerca de 20% dos dentistas de todo o mundo, como mostrou o levantamento Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro, realizado entre 2008 e 2009.
Por meio de um exame clínico e uma avaliação bem orientada, pode-se obter a hipótese diagnosticada das mais variadas doenças, tais como: Diabetes, Osteoporose, Hipertensão arterial, Doenças de pele, Sífilis, HPV (Papilomavírus Humano), Câncer e AIDS.
Leia mais: http://jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=21030#.UzMDDYVnsel
Fonte: Ética Comunicação