O Brasil concentra cerca de 11% de todos os profissionais de odontologia do mundo, mas de forma contraditória, ainda esbanja uma população que, na maioria, não frequenta o dentista regularmente e ainda não desenvolveu a cultura preventiva. O país ainda tem uma população de 24 milhões que nunca pisou em um consultório odontológico. Apenas 15% dos brasileiros cuidam da saúde bucal regularmente.
“O tratamento odontológico, que é barato quando feito de forma preventiva e regular, acaba sendo caro para o brasileiro porque ainda não há, no país, a cultura de ir ao dentista regularmente. Assim, o quadro se agrava”, avalia Eduardo Gomide, presidente da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos que representa entidades do setor como Conselho Federal de Odontologia (CFO), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD).
Leias mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/02/17/internas_economia,498984/brasil-tem-11-dos-dentistas-do-mundo-mas-24-mi-de-pacientes-nao-vao-a-consultorio.shtml
Fonte: Estado de Minas